Por que acho que nunca existirá UMA única cura para o câncer?

Posted: Julho 13, 2016 in oncologia

 

 

Vou tentar explicar

Optei por esse tema por ser algo sempre muito desejado e abordado constantemente pela mídia e redes sociais.

…“ A nova CURA do cancer.”

…“Novo medicamento pode ser a CURA do câncer.”

…”tratamento natural é a nova promessa de CURA do câncer.”

Sempre que vejo uma chamada com aspectos semelhantes sinto uma estranheza mesmo antes de ler o texto. Embora tais enunciados tenham um efeito muito mais apelativo para os leigos,  posso dizer que  provelmente nunca teremos uma única cura universal para o câncer.

Por quê esse pesimismo?

Na verdade não é bem pessimismo, e sim um entendimento que o câncer não é uma doença, mas sim uma infinidade de doenças diferentes a quem damos o mesmo nome.

Farei agora algumas analogias bobas, mas que podem ajudar a entender o que estou dizendo:

Uma pneumonia é igual a uma infecção urinaria? Uma celulite na perna é igual uma tuberculose? Um resfriado é igual a uma amigdalite?

Para o leigo, é muito claro que essas doenças são diferentes uma das outras, mas se pararmos para pensar, são todas INFECÇÕES, não é mesmo? Seria lógico pensar que o mesmo tratamento do resfriado é igual a o de uma tuberculose?

Na mesma linha de raciocínio, posso dizer que um câncer de mama é muito diferente de um melanoma, que é um câncer de pele. Muitas vezes um câncer de mama pode ser diferente de OUTRO câncer de mama! Como achar que um único remédio vai ser capaz de resolver todos esses problemas tão diferentes uns dos outros?

Fatores hereditários, genéticos, imunitários, ambientais, dentro de tantas outras variáveis transformam cada doença em um quebra-cabeça único e muito dificil de resolver.

Não se enganem. A medicina tem avançado, e muito, na pesquisa de tratamentos oncológicos. Com medicações cada vez mais focadas e precisas, além de progressos importantes na área de imunidade, hoje somos muito mais capazes do que éramos há uma década atras.

Minha intenção é com o tempo falar de cada uma dessas doenças, e juntos entenderemos um pouco mais sobre esse problema tao terrível que tem um nome só mas se manifesta de inúmeras formas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s